terça-feira, 22 de agosto de 2006

Icon And The Black Roses

Icon And The Black Roses - an extraordinary but short-lived band whom I had the pleasure of meeting. I was also fortunate enough to have had the opportunity to design the cd cover and booklet, along with some talented artists who provided line-art, photography, and 3D logo.

Their sound was really getting around, having aired on Best Rock FM and other stations as well. Sadly, the band split up after their first glorious album "Icon And The Black Roses".

So there you have it. I don’t care if you go buy the cd or shamelessly download it from the internet (like I do all the time) just listen to it, and if you don’t like it you can always post your opinion here where no one gives a shit about what everybody else thinks.

terça-feira, 8 de agosto de 2006

Faz a veia!

Clique na imagem para perder 10 segundos da sua vida a ver um careca anormalóide aos gritos...

domingo, 6 de agosto de 2006

Panaka e Ca.

Há muito, muito tempo, numa galáxia distante...

... viviam uns quantos heróis galácticos que nem imaginavam a sorte que tinham por não viver em nenhum país lusófono.

Começo por esclarecer que sou um fã da saga Star Wars. Tenho os filmes em dvd, fiz as belas das maratonas em que um grupo de amigos se reúne para fritar os olhos durante várias horas a ver os filmes todos de seguida, tenho a Marcha Imperial a tocar no telemóvel, e também fico a espumar da boca quando me dizem "eh - Star Wars ou Star Trek é a mesma coisa." Mas a questão é incontornável. Existe um grupo de personagens cujos nomes não inspiram coragem nem determinação, e tão pouco heroísmo, pelo menos na perspectiva do espectador lusófono. São eles Panaka e Ca.

George Lucas claramente não pensou no mercado português quando decidiu que no Episódio I - A Ameaça Fantasma, o chefe de segurança da raínha de Naboo se chamaria Panaka. Mais, o senhor Panaka, tendo já acumulado gloriosos anos ao serviço de sua majestade, ostenta a patente de capitão, daí o seu curioso nome - Capitão Panaka. Nome talvez mais indicado para um super-herói que em pequenino tenha sido mordido por um José Castelo Branco radioactivo.

Sua Majestade a Raínha Amidala também não está muito melhor. Ainda que "amígdala" seja menos depreciativo que "panaka", não é um nome digno de uma alteza real. A menos que seja alguma alcunha... aí abre-se um maravilhoso leque de possíveis interpretações.

A seguir temos o antagonista do episódio II, o Conde Dooku. Mestre Jedi convertido ao lado negro da força que assume o nome Sith, Darth Tyrannus. O que é bom, porque "Conde do Ku" não lhe traz imponência nenhuma perante o público lusitano, quanto muito pode é arranjar-lhe um contracto com a Endemol...

O quarto elemento desta companhia é o misterioso mestre Jedi Sifo-Dyas. No Episódio II, Sifo-Dyas é apenas uma referência, relacionado com a origem do exército dos clones, mas o seu nome sonante presiste na memória do portuga. Sifodias... Sifodias... Se o Luke Skywalker se tivesse chamado H. Ramos ou Óscar Alho também não teria vingado no mercado português. Digo eu...

Mas o George tá desculpado. Como é que ele é suposto saber que no rego do mundo o Conde do Ku é um travesti degradado com um programa de televisão? Eu até sou da opinião de que os nomes dos personagens da saga Star Wars são muito mais interessantes e criativos que por exemplo os do Star Trek - nada de Klingons e Borgs e merdas acabadas em Ongs e Bongs e o caneco.
Estou confiante que se o George tivesse um assistente de produção português que o alertasse para estas questões, não iria cometer o erro Grossmaniano* de ignorar o seu impacto na obra.


*Pedro Grossmann, um grande amigo que tinha um personagem de Dungeons & Dragons chamado Canníbis, e que ficava muito espantado quando lhe chamávamos Canábis.
Se chamarem Fída-se ao vosso filho, qual é que acham que vai ser a alcunha dele na escola?