segunda-feira, 18 de dezembro de 2006

Magia de Natal

Nesta época de paz e amor, é fundamental dar a devida importância aos pequenos episódios da vida quotidiana que nos aquecem o alma. É com esta ideia em mente que partilho com vocês um momento que, pela sua natureza natalícia, traz à tona o que de melhor há no coração humano.

Numa tarde calma de dezembro, entrei nos armazéns do chiado com o objectivo de despachar algumas prendas de natal fora das horas típicas de frenesim consumista. Ao subir as escadas deparo-me com a figura do Pai Natal, longas barbas brancas, fardado a rigor, alegremente sentado numa grande poltrona com a respectiva criancinha ao colo, e os papás com um sorriso enternecedor/cara de cu, a tirar fotografias. Terminada a sessão, a família vai-se embora visivelmente satisfeita com o seu momento natalício. O Pai Natal, aproveitando o momento de descanso, coça a cabeça por debaixo do gorro e, virando-se para um rapaz que estava ao seu lado, profere as palavras mais enaltecedoras que jamais se houveram ouvido na história da natividade.

- Pá, que horas são isto, meu?

- Quatro e meia.

- Foda-se! Só saio às sete.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

Noruega, essa bela localidade...

Finalmente uma mudança verdadeiramente enriquecedora no mundo da arte, em vez de apenas mais um episódio artístico idiota.
Um tribunal norueguês declarou que o strip-tease é uma forma de arte, sendo uma união de dança e representação. A questão foi levantada devido a uma divergência em relação ao pagamento de impostos, mas a verdade é que na noruega a arte acaba de se tornar muito mais interessante que no resto da europa.

Um bom indicador da vontade de portugal em aderir às novas tendências artísticas seria a instalação de varões no centro de arte moderna da Gulbenkian. Quando esse dia chegar serei um incansável apreciador de arte, mas enquanto só houver figuras feiosas com os dois olhos do mesmo lado da cara ou senhoras feitas de gavetas no meio de relógios derretidos, não contem comigo.

A Faculdade de Belas Artes também deveria acolher esta mudança, incluíndo o strip como matéria obrigatória. Mas se calhar o melhor será contratar formadoras externas... com um bom "corpo docente".