domingo, 27 de janeiro de 2008

Guia do Basófias

Queres ir um fim de semana para a neve fingir que percebes à brava de snowboard para impressionar as miúdas, sem no entanto ter puto de ideia do que estás a fazer? Não desesperes, o Krippart tem um guia ilustrado para te ajudar a esconder a tua incapacidade e incompetência no ensino da modalidade.

1 - O instrutor ganha a confiança do instruendo/a através de uma atitude enérgica e dinâmica. Desta forma o instruendo/a é visivelmente imbuído da vontade de praticar a modalidade, focando a sua atenção exclusivamente nas orientações do instrutor.

1


2 - O instrutor faz uma leitura sensitiva da temperatura superficial do corpo do instruendo/a, de modo a certificar-se que se respeitam todas as condições fisio-metabólicas para a prática da modalidade. Em caso de uma queda precipitada da temperatura, o instrutor deve estar preparado para usar o atrito do seu corpo contra o do instruendo/a de forma a repor a temperatura nos valores ideais.

2


3 - O olhar treinado do instrutor analisa criteriosamente o posicionamento do corpo do instruendo/a, começando pela área imediatamente abaixo da cintura escapular, seguindo o eixo vertical definido pelas articulações, até aos pés. A mão do instrutor na anca do instruendo/a permite monitorizar em tempo-real os esforços de equilíbrio por parte deste, pelo que é uma técnica fundamental ao longo de toda a sessão.

3


4 - A primeira descida é acompanhada de perto pelo instrutor, que pelo seu vasto conhecimento da modalidade, e experiência na fase propedêutica do ensino, mantêm o seu olhar analítico sobre o centro de gravidade do instruendo/a. Desta forma, qualquer oscilação irregular é imediatamente colmatada por uma acção estabilizatória administrada através do firme acomodamento manual da bacia.

4


No final da sessão, o instrutor deve fazer uma análise palpativa das principais áreas de esforço do instruendo/a, usando as pontas dos dedos para avaliar a integridade física do esqueleto muscular, com especial atenção aos peitorais, glúteos, quadricípites e abdutores.

Nota: Como já devem ter reparado, eu não sou instrutor de snowboard coisa nenhuma. E, infelizmente, a Allanah tem imenso jeito para isto, pelo que não caiu vezes suficientes para ir na conversa da massagem aos glúteos...