sábado, 19 de abril de 2008

Go Counter! Go Counter!

A última sessão de modelação do Jack mandou o Amazing Jack in the Box Poly Counter(tm) para cima dos 3.000.000 de polígonos, o que soa espectacular mas que segundo os meus 2GB de ram velhinhos não tem piada nenhuma. Mas, parafraseando o Pof. Jorge Guimarães - "Meninos! Don't problem!". Este valor só se mantêm no Mudbox, durante a criação do hiper-detalhe. A próxima fase terá alguma subdivisão, mas no valor mais modesto de cerca de 300.000 polígonos.

Burton Freeride Design Competition

That's a wrap!

Acabou oficialmente o BFDC e o design vencedor é "Board" by Sunloving. Pois é, fui batido por uma loirinha muito gira chamada Marina Kadysheva, o que é óptimo porque sempre torna a derrota menos dolorosa.

Melhor do que pronunciar-me acerca do design da Marina, deixo aqui o link para o vídeo onde ela explica o sentido e a inspiração por detrás da sua criação.

A quantidade de votos reunidos pela X-Black e X-White (as minhas pranchas) foi astronómico. Um grande e sentido obrigado a todos os que votaram e se desdobraram no esforço de divulgação, que vibraram com as minhas propostas e roeram as unhas comigo durante toda a competição.

Qualquer dia dá-me na cabeça e mando mesmo fazer uma X-Black...

Obrigado pessoal, e parabéns à Marina!

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Jack in the Box Update - turntable

Preview do modelo do Jack, ainda sem texturas e com uma iluminação de teste.

video

ver em maior resolução (480x360 - 35MB)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Jack in the Box 6 - microdetalhe

Para a criação dos displacement e normal maps com o microdetalhe, foi necessário subdividir o modelo do Jack até aos 3.000.000 de polígonos e exportar os mapas com uma resolução de 4098x4098 a 16 bits. De volta ao 3Ds Max os primeiros renders falharam vergonhosamente por falta de memória, mesmo usando o displacement do Mental Ray, que não funcionou de todo.
Reduzir o nível de subdivisão final do turbosmooth resolveu o problema de memória, ainda que o Mental Ray displacement continue a não funcionar. No problem, por enquanto uso o modificador do Max logo trato do Mental Ray displacement mais para o final do processo.

Peço a vossa especial atenção para os minutos 05:23 e 13:44 onde digo "sujetõm" e "zengivas" respectivamente.

Download para iPhone

Jack in the Box 6 - microdetalhe
Jack in the Box 5 - rigging
Jack in the Box 4 - unwrap
Jack in the Box 3 - modelação base
Jack in the Box 2 - plano de modelação
Jack in the Box 1 - silhueta