terça-feira, 19 de maio de 2009

Jack in the Box 8 - textura da cara

A fase de texturação da cara é mais do que simplesmente dar cor à superfície da pele através do mapa de cor difusa. Para se conseguir um resultado convincente devem utilizar-se outros mapas para definir a intensidade dos brilhos especulares, a reflectividade da pele e subsurface scattering.

Esta iluminação ainda é apenas um esquema provisório de três focos, mas é o suficiente para fazer alguns ajustes no material e afinar as texturas. O material da pele é o SSS Fast Skin Material com displacement, que funciona melhor com uma textura desaturada que permite que a cor da pele seja ganha através da simulação da luz difusa a atravessar várias camadas de vasos sanguíneos e carne. São estas pequenas coisas que vão ajudar a dar realismo a uma cena onde um cabeçudo de 40x25cm sai de dentro de uma caixinha de 12x12cm, a rir-se, espetado numa mola. Sempre tou pra ver esse milagre...

Como sempre, não há fórmulas estanques para conseguir o que se pretende da textura. O que ficar interessante serve. Nesta fase utilizei imagens de cimento, pedra, uma fotografia de um chifre qualquer, e as minhas fotos de referência. Curiosamente nesse dia parece que fiz a barba com a tesoura do peixe porque estou todo vermelho e cheio de marcas, o que acabou por beneficiar o resultado final.

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Jack in the Box 8 - textura da cara
Jack in the Box 7 - textura dos olhos
Jack in the Box 6 - microdetalhe
Jack in the Box 5 - rig
Jack in the Box 4 - unwrap
Jack in the Box 3 - modelação base
Jack in the Box 2 - plano de modelação
Jack in the Box 1 - silhueta

7 comentários:

Abobrinha disse...

O boneco está o máximo! Ainda não consegui ver o vídeo, mas vou tentar vê-lo em breve.

Essa de fazeres a barba com a tesoura do peixe... o que tu fazes pela arte! Mesmo involuntariamente!

Anónimo disse...

Muuuito bom!

Para quando um vídeo animado do bichano?

Krippmeister disse...

Tenho planeado fazer um video "turntable" do jack quando estiverem a caixa e a mola também texturados. Mas a cara em si foi construída de forma inflexível, apenas para efeito de criar a ilustração, e não animar expressões.

Mas antes sequer de pensar nisso vou ter que pensar seriamente em trocar de computador, o meu já está a morrer cada vez que tem que fazer render do modelo com os mapas todos...

Anónimo disse...

Quando trocares de PC toma atenção ao quadro eléctrico, não vás estoirar com o prédio. ;)
Enquanto compras um PC, eu compro-te umas Gilletes xpto.

Muito bom, mesmo... e os vídeos não são nada aborrecidos. Porreirinho!
JPVale

Joaninha disse...

Mais uma vez repito, geniozinho, hehehe

beeeijos

Salto-Alto disse...

Assustas-me com estes desenhos! E estou com o anónimo, para quando um vídeo? :)

Krippmeister disse...

Saltinho! Que saudades! Estiveste desaparecida moça.

Como disse ao Anonimo, o plano é fazer apenas uma animação turntable quando estiver tudo terminado, mas não mais que isso. Os modelos não foram criados com a intenção de animar, e por isso uma animação mais complexa não ia resultar.

De momento estou a texturar o resto da cena e a acrescentar pormenor.

Mais updates em breve, e o making of sobre materiais e iluminação dentros de umas semanas.

Chuac!