terça-feira, 19 de maio de 2009

Jack in the Box 8 - textura da cara

A fase de texturação da cara é mais do que simplesmente dar cor à superfície da pele através do mapa de cor difusa. Para se conseguir um resultado convincente devem utilizar-se outros mapas para definir a intensidade dos brilhos especulares, a reflectividade da pele e subsurface scattering.

Esta iluminação ainda é apenas um esquema provisório de três focos, mas é o suficiente para fazer alguns ajustes no material e afinar as texturas. O material da pele é o SSS Fast Skin Material com displacement, que funciona melhor com uma textura desaturada que permite que a cor da pele seja ganha através da simulação da luz difusa a atravessar várias camadas de vasos sanguíneos e carne. São estas pequenas coisas que vão ajudar a dar realismo a uma cena onde um cabeçudo de 40x25cm sai de dentro de uma caixinha de 12x12cm, a rir-se, espetado numa mola. Sempre tou pra ver esse milagre...

Como sempre, não há fórmulas estanques para conseguir o que se pretende da textura. O que ficar interessante serve. Nesta fase utilizei imagens de cimento, pedra, uma fotografia de um chifre qualquer, e as minhas fotos de referência. Curiosamente nesse dia parece que fiz a barba com a tesoura do peixe porque estou todo vermelho e cheio de marcas, o que acabou por beneficiar o resultado final.

Download para iPhone

Jack in the Box 8 - textura da cara
Jack in the Box 7 - textura dos olhos
Jack in the Box 6 - microdetalhe
Jack in the Box 5 - rig
Jack in the Box 4 - unwrap
Jack in the Box 3 - modelação base
Jack in the Box 2 - plano de modelação
Jack in the Box 1 - silhueta

domingo, 3 de maio de 2009

Baluna

A Baluna é uma das seis personagens que criei para Dead Pixel Games, um projecto do tempo em que ainda pensava que ia ganhar miseravelmente a fazer jogos fixes, e não ganhar miseravelmente a fazer sites de merda.

Cuban Pete é a versão mais polida do teste de animação original. Espero que gostem :)

Download avi (9 Mb)
Download mov (28 Mb)
Download para iPhone (4.7 Mb)