quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Gosto de Viver o Presente

Numa revista de sala de espera de consultório, uma tal senhora Laura Figueiredo diz em letras garrafais: GOSTO DE VIVER O PRESENTE.

Ao que eu respondo:
- Bom pra ti Laura! Até porque não tens propriamente escolha na matéria. É que viver o passado torna-se difícil por causa do tal problema do tempo só andar para a frente. É uma chatice, eu sei, mas a menos que tenhas um DeLorean movido a plutónio e controlado por um capacitador de fluxo, tens que te aguentar à bomboca.

O que quer dizer que viver o futuro deve ser bem mais simples não? Perguntas tu. Pois, mas não é. Realmente é mais simples lá chegar. Se fechares os olhos durante 60 segundos, quando os abrires viajaste um minuto no futuro, mas o pior é que quando lá estás já é o presente. Mesmo que passes um dia às voltas ao horizonte de eventos de um buraco negro e voltes à terra onde passou um ano, quando cá chegas e perguntas:
- Em que ano estamos?
Vão-te responder:
- 2012.
E tu:
- Boa! Estou um ano no futuro!
E eles:
- Não estás não. Um ano no futuro é 2013, tu estás em 2012.
E tu:
F***-SE!

Estás a perceber o problema? Isto significa que essa frase maravilhosa que pretendia ser um resumo da tua personalidade impetuosa ou romântica ou glamourosa lá o que é, é apenas uma idiotice que pode até soar bem mas não faz sentido nem diz nada acerca de coisa nenhuma.

Mas gostei muito da foto de bikini e saltos altos.

Pronto... Era só mesmo para dizer isto...

3 comentários:

Caramelo disse...

Bla bla bla...bikini e saltos altos :-P

Luís Miguel Sequeira disse...

É, mas o problema mesmo é que a esmagadora maioria das pessoas passa o tempo todo a agarrar-se aos "bons velhos tempos do passado" e a fazer um esforço enorme para que o seu futuro seja justamente esses "bons velhos tempos"; ou então, aterrorizados pelas más experiências do passado, passam o tempo todo a pensar em como podem criar um futuro em que não tenham essas más experiências.

Ou seja, nem sequer prestam atenção ao presente porque só estão a pensar ou no passado ou no futuro.

A frase da menina de bikini e saltos altos (e porque é que não puseste uma foto dela, ora porra!?) pode ser uma "banalidade" porque é "óbvia", mas a verdade verdadinha é que são mesmo muito poucas as pessoas que REALMENTE "vivem o presente". Eu conheço talvez uma meia dúzia. O resto está constantemente a pensar no passado maravilhoso ou quão maravilhoso o futuro vai ser. Viver o presente não é tão simples como a banalidade da frase parece implicar.

Ludwig Krippahl disse...

Miguel,

Viver no presente é inevitável. Mas se o fizeres sem aproveitar o que aprendeste no passado e sem planear o futuro, o mais certo é que o teu presente seja cada vez mais uma bosta :)