Joaninha linda, estás a ver na imagem aquela grelha sobre a pele do Jack? Cada quadradinho da grelha é um polígono, ou poly. O conjunto desses polígonos todos colados uns aos outros forma a superfície do modelo.
O número de polígonos num modelo determina a qualidade do pormenor que se pode modelar. Quantos mais forem os polígonos, mais fina é a malha, e portanto mais definidos serão os pormenores. Nesta fase da modelação o Jack tem 16.552 polígonos, mas mais à frente vou cortar de novo a topologia de modo a refinar as formas, acrescentar rugas, e definir melhor a estrutura facial, e a contagem vai crescer talvez para uns 20.000. Na altura de modelar o detalhe de alta frequência como rugas minúsculas, poros ou borbulhas, o número de polígonos andará por volta dos 3.000.000, e o meu computador vai-me chamar todos os nomes que sabe em binário e mais uns quantos em hexadecimal.
O Amazing Jack in the Box Poly Counter é mais uma brincadeira que algo de realmente útil ou interessante, mas a ideia é ir contabilizando a evolução da peça através do número total de polígonos. Conforme fôr acrescentando os restantes modelos à cena final, estes serão também contabilizados. Para além de que um número grandalhão dá sempre um ar importante a qualquer projecto. Por isso é que nos videojogos, explodir com uma nave não dá 3 pontos, dá 50.000.
