A ideia nesta fase de rigging é artilhar os modelos com objectos de apoio que facilitem a movimentação das várias partes móveis, para se poder afinar a composição.
Na caixa há um controlo para a abertura da tampa e outro para a rotação da manivela. A mola está associada a uma spline de quatro vértices, de forma reproduzir a curva sinuosa que tem na ilustração original. Estes vértices permitem ainda ajustar facilmente a distância entre as voltas da mola através das bezier handles.
Os olhos têm um controlo geral para a direcção do olhar e dois controlos secundários para ajustar cada olho individualmente evitando o efeito "estrábico". Compreendo que não é fácil saltar de repente duma caixinha minúscula quando se tem uma cabeçorra daquele tamanho, mas desta vez tem mesmo que ficar tudo perfeito.
Para finalizar, todos os elementos do Jack e da caixa foram interligados segundo uma hierarquia lógica cujo topo é um point helper de fácil acesso. Isto permite movimentar facilmente o Jack sem ter que seleccionar quinhentas coisas de cada vez.
Com esta brincadeira toda o Poly Counter já engordou consideravelmente para os 298.370. Esta contagem considera as meshes com apenas um nível de subdivisão, o que significa que pela altura do render final, no nível dois, deve andar lá pelos 1.200.000 polígonos.
Para já a preocupação é saber se o meu maquinão aguenta os 3.000.000 de polígonos previstos para a modelação em Mudbox...
A imagem mostra um ensaio de composição ainda com iluminação básica, mas que já revela alguns dos problemas com que me vou ter que preocupar, como por exemplo a posição da sombra do Jack. É que o gajo quando tiver a sua popinha à Elvis vai tapar muita luz.
Download para iPhone
Jack in the Box 5 - rigging
Jack in the Box 4 - unwrap
Jack in the Box 3 - modelação base
Jack in the Box 2 - plano de modelação
Jack in the Box 1 - silhueta
