O conjunto dos controlos de animação e posicionamento de um modelo 3D chama-se um rig. Neste caso os controlos são tão simples que o nome me parece um bocadinho pretensioso, mas no interesse de tornar este episódio mais apelativo do que realmente é, fica mesmo rig e não se fala mais no assunto.
A ideia nesta fase de rigging é artilhar os modelos com objectos de apoio que facilitem a movimentação das várias partes móveis, para se poder afinar a composição.
Na caixa há um controlo para a abertura da tampa e outro para a rotação da manivela. A mola está associada a uma spline de quatro vértices, de forma reproduzir a curva sinuosa que tem na ilustração original. Estes vértices permitem ainda ajustar facilmente a distância entre as voltas da mola através das bezier handles.
Os olhos têm um controlo geral para a direcção do olhar e dois controlos secundários para ajustar cada olho individualmente evitando o efeito "estrábico". Compreendo que não é fácil saltar de repente duma caixinha minúscula quando se tem uma cabeçorra daquele tamanho, mas desta vez tem mesmo que ficar tudo perfeito.
Para finalizar, todos os elementos do Jack e da caixa foram interligados segundo uma hierarquia lógica cujo topo é um point helper de fácil acesso. Isto permite movimentar facilmente o Jack sem ter que seleccionar quinhentas coisas de cada vez.
Com esta brincadeira toda o Poly Counter já engordou consideravelmente para os 298.370. Esta contagem considera as meshes com apenas um nível de subdivisão, o que significa que pela altura do render final, no nível dois, deve andar lá pelos 1.200.000 polígonos.
Para já a preocupação é saber se o meu maquinão aguenta os 3.000.000 de polígonos previstos para a modelação em Mudbox...
A imagem mostra um ensaio de composição ainda com iluminação básica, mas que já revela alguns dos problemas com que me vou ter que preocupar, como por exemplo a posição da sombra do Jack. É que o gajo quando tiver a sua popinha à Elvis vai tapar muita luz.
Download para iPhone
Jack in the Box 5 - rigging
Jack in the Box 4 - unwrap
Jack in the Box 3 - modelação base
Jack in the Box 2 - plano de modelação
Jack in the Box 1 - silhueta
7 comentários:
Herr Krippmeister
Está um espectáculo! Só me mete impressão o autor sempre a refilar acerca de como é uma seca e como não é fantástico.
Artista que é artista tem que ser um pouco convencido. E neste caso até devia ser, porque sabe que tem um público fiel que fica contente por ver evoluções na bonecada.
Não é como a outra a alternar entre badalhoquices e lamechices (meia esquizofrénica a gaja, ou maluca mesmo!). E fufas! Já agora ficas a saber que desta vez há imagens explícitas de fufas, e nenhuma com o "unique body type" da Rosie O'Donnell.
O ursinho está uma ternurinha e não me importava de ter uma caixinha dessa (mas com um conteúdo menos violento, porque eu sou muito gaja)!
Está lindo!
Adoro o ursinho e a caixa do Jack está um espetaculo!
O jack já se sabe é o maximo. Agora fico a espera da cabeleira do Jack ;)
Mais uma vez és um verdadeiro artista
O meu ego anda todo feliz com tanto elogio :-)
Aliás, é mesmo para receber elogios das babes que eu ponho estes vídeos online. Tou-me a cagar para se alguém aprende alguma coisa ou não. hehehe
Ai é?
E eu a pensar que era porque eras generoso e queria partilhar a tua sabedoria com os mais ignorantes;)
Herr Krippmeister
Chama-lhe ego! Já ouvi chamar-lhe muitas coisas, mas ego é a primeira vez!
Tu é que a sabes todas! Já reparaste (daaah! Claro que reparaste!) que só tens gajas a elogiar-te o pincel?
Chama-lhe aprender! Chama-lhe 3D World!
Não ligues: estou só a tentar sacudir o modo maternal e a ver se o badalhocómetro sai da fase de preliminares! Volta e meia dá-me destas coisas, mas depois passa!
E mais?
Cristy
Pára lá de comer cerelac de maçã e posta qualquer coisa rapaz!!! ;)
Enviar um comentário