quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Amazingjackintheboxpoly quê?

Num comentário ao post anterior, a Joaninha perguntou o que raio é aquele tal de “Poly Counter” que apareceu ali na página. Para quem estiver interessado está aqui a resposta.

Joaninha linda, estás a ver na imagem aquela grelha sobre a pele do Jack? Cada quadradinho da grelha é um polígono, ou poly. O conjunto desses polígonos todos colados uns aos outros forma a superfície do modelo.

O número de polígonos num modelo determina a qualidade do pormenor que se pode modelar. Quantos mais forem os polígonos, mais fina é a malha, e portanto mais definidos serão os pormenores. Nesta fase da modelação o Jack tem 16.552 polígonos, mas mais à frente vou cortar de novo a topologia de modo a refinar as formas, acrescentar rugas, e definir melhor a estrutura facial, e a contagem vai crescer talvez para uns 20.000. Na altura de modelar o detalhe de alta frequência como rugas minúsculas, poros ou borbulhas, o número de polígonos andará por volta dos 3.000.000, e o meu computador vai-me chamar todos os nomes que sabe em binário e mais uns quantos em hexadecimal.

O Amazing Jack in the Box Poly Counter é mais uma brincadeira que algo de realmente útil ou interessante, mas a ideia é ir contabilizando a evolução da peça através do número total de polígonos. Conforme fôr acrescentando os restantes modelos à cena final, estes serão também contabilizados. Para além de que um número grandalhão dá sempre um ar importante a qualquer projecto. Por isso é que nos videojogos, explodir com uma nave não dá 3 pontos, dá 50.000.

21 comentários:

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Chamar-te nomes em binário e alguns em hexadecimal parece-me bem! O teu computador deve ser muito esperto! E faz uns bonecos giríssimos! Quando for grande quero um computador desses!

Joaninha disse...

Herr Krippmeister,

Desculpa lá a ignorancia mas realmente bonecos não é a minha area, como já deves ter notado.

Gracias pela explicação, entendido, então ficamos esperando que o Jack fique completamente polynizado e pormenorizado!!

Bj

Allanah disse...

A joana é um bocado burrinha as vezes tem de se lhe dar o desconto... Estava explicado no post anterior o que era o poly counter... mas ok! :P
"Para terminar fica a indicação do número de polígonos do modelo no presente estágio de desenvolvimento. No futuro podem perder o vosso precioso tempo a consultar esta informação inútil no Amazing Jack in the Box Poly Counter ali à esquerda."
DUH

Joaninha disse...

Olha lá ó pirralha, tás-te a passar ou que!!???
Não sou burra, sou distraida é diferente!!! :)
Parece que é parva o raio da catraia!!

Krippmeister disse...

Então manas CC? Não tem problema nenhum, explico o que fôr preciso com muito gosto. É sempre uma excelente oportunidade de acrescentar bonecada ao blog e fazer isto parecer muito mais artístico :-)

Allanah disse...

TAVA A BRINCAR!!! Mas parece que levaste a serio! Oh Joaninha!!! Ja devias saber que so digo estas coisas para te chatear!!! Kripp... muita bonecada, força!!

Joaninha disse...

ehehehehe,
Achas que eu levei a serio?
hihihihi,
É verdade que volta e meia sou um bocadinho "Distraida" mas isso até me dá um certo charme, hehehehe!!
penso eu de que!

Abobrinha disse...

Joaninha

Distraída e de perna jeitosa... estás aqui, estás a menina da TV Cabo. Há coisas fantásticas, não há? Sim, mas não aquelas 3 com cara de chocas!!

Joaninha disse...

Abobrinha,

Venham de lá esses ossos!!
Graças a Deus que não sou só eu que acho que aquelas tipas tem cara de choquinhas!;)

Krippmeister disse...

A Rita até é bem jeitosinha, mas as outras têm uma cara perfeitamente banal e sem interesse.

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Acho-as todas jeitosonas e até bonitas, mas... não sei que te diga: pãezinhos sem sal!

São um pouco como a Isabel Figueira, que é um mulherão. É lindíssima, mas com uma fotogenia muito falheira, se não nula mesmo! Estou a ensinar o Pai Nosso ao padre, mas a beleza e a fotogenia nem sempre casam. O que não é grave em abóboras que não usam o aspecto físico para se imporem, mas é grave em modelos (que vivem do aspecto físico).

E no caso parecem-me todas chocas até vir o homem da fava rica. Das anteriores havia mesmo uma estrábica, mas conseguia ser mais fotogénica que todas as três novas.

Eu proponho a Joaninha para nova menina TV Cabo, a ganhar por duas. Proponho o salário das 3 se deixar de fumar!

Eu posso ser a fornecedora oficial de pontos de exclamação (foi um comentário no blogue do teu mano).

Joaninha disse...

Abobrissima,
Mas que elogio!!!!

(essa boca ao cigarrinho foi bem esgalhada ehehehe!!)

Krippmeister disse...

Não me vou poder pronunciar acerca disso porque a Joaninha é casada com o primo do patrão.

Triiiiiim Triiiiiim

Abobrinha disse...

Herr Krippmeister

Isso quer dizer que ela pode meter uma cunha para o fornecimento de pontos de exclamação lá para o estaminé?

E como é que estão de parênteses? Eu tenho muitos e posso fazer um bom preço!

Pensando bem, eu tenho mesmo muitos caracteres!

Joaninha disse...

Já agora abobrinha, sabes quanto é que elas ganham?
É que parece-me que o trabalho delas tem menos stress que o meu. E provavelmente ganham mais....
Ok fazer aquela figurinha não me atrai, mas pronto hoje estou irritada com o trabalho, de tal forma que nem me importo de fazer triiim triiiim

Abobrinha disse...

Mmmmmmmmmmm... esse triim triiim teve um quê de... pintura de construção civil... niiiiiiiiiiiiiiice!

Quanto é que ganham? Mais do que o que deviam! Fácil!

Eu hoje estou aborrecida como um carapau: estou a fazer uma coisa rotineira que tenho a nítida sensação que se podia fazer muito mais rapidamente de outro modo. Eu sou uma preguiçosa especial: se se pode fazer qualquer coisa de modo a dar menos trabalho, estou lá duas vezes! Odeio perder tempo com coisas que não valem a pena! Não é o caso da pintura de construção civil nem de outras manualidades.

Joaninha disse...

Abobrinha,

Já somos duas, aborrecidas com o trabalho!

Joaninha disse...

Herr krippmeister,

Queremos mais jack please!

Anónimo disse...

maninho, acho que foste muito querido em esperar este tempo todo para eu ter a oportunidade de ver os filmes todos com calma. Já está, podes postar mais ;-)
Bjs
Cristy

ar disse...

olá! bem... não sei que diga...

Já não te vinha aqui visitar há um tempinho e ainda não vi tudo, (até vi muito pouco), mas estou esmagada pelo teu talento e destreza como locutor. Estou deveras maravilhada!!! :)

Não que eu já não tivesse provas das tuas qualidades e da tua facilidade com estas coisas da bonecada, mas digo-te meu amigo, deixas-nos a todos lá no fundinho.

Não sei como não estás ainda a trabalhar numa dessas empresas internacionais de altas produções estravagantes de animação?!

A sério, a algarvia ficou rendida. Sou tua fã. :)

bjs*** saudadinhas.

Krippmeister disse...

Cristy,
o próximo já está no forno, mas de momento ando á rasca porque ja não tenho espaço na minha conta para alojar os filmes online. Por enquanto a solução é retirar do ar os primeiros filmes e deixar só os ultimos dois, mas mesmo isso tá difícil. Já experimentei o Youtube e outros serviços como o Divshare, mas nenhum me seduz. A qualidade é muito mázinha. Agora estou a ver se arranjo free hosting lá na empresa.

Seja como fôr, o próximo Jack tá pra breve, com direito a actualização do Poly Counter e tudo :-)

AR,
my love! Como vai o algarve? Ainda tá no sul? Já não vonhas cá há muito tempo... Esta série de filmes é um making of de uma ilustração digital em 3d. Por enquanto os primeiros filmes estão offline, mas em breve conto resolver isso e pôr a série toda disponível. Vai aparecendo mais vezes.
Beijão!