Na altura estava a aperfeiçoar a técnica de lápis de cor como material de pintura, mas nunca achei que conseguisse dar às imagens o impacto que pretendia. Pareceu-me que ficava sempre muito aquém, principalmente pela falta de contraste no registo. Mais tarde passei para a aguarela, tinta da china e acrílicos, mas o Jack ficou sempre num canto como uma boa ideia mal concretizada. Ás tantas lá foi parar à parede da sala porque os meus pais acham que o Bruninho é genial. Mesmo sabendo que o Bruninho só aprendeu a ler na quarta classe e demorou oito anos a tirar um curso de cinco. Vá-se lá perceber esta gente…
Quero manter-me o mais fiel possível à ideia original, tanto a nível da forma como da composição. Até porque o melhor elemento da ilustração é mesmo o ursinho de peluche aterrorizado. Grande parte dos comentários feitos ao desenho referem a piada da expressão do ursinho, portanto é claramente um elemento a manter.
O objectivo deste projecto é ganhar experiência no processo de ilustração 3D, pelo que tecnicamente isto vai requerer os seguintes passos, devidamente acompanhados por posts regulares (espero eu):
1-Character sheet para o Jack e o urso, com as necessárias vistas ortogonais de cada um para referência na modelação.
2-Modelação poligonal em 3D Studio Max com todos os detalhes de baixa frequência que conseguir pôr nos modelos. Apesar do objectivo ser uma ilustração estática e não uma animação, será boa ideia trabalhar com a devida atenção aos adge loops, assim como evitar os chatos dos triângulos na mesh. Visto que não há modelos nem elementos complexos a nível de poses articuladas, não vou construir rigs nem controles de animação (iháááá!).
3-Criação de normal maps em Mudbox. Esta é a fase de modelação do detalhe de alta frequência pelo que espero chegar a qualquer coisa na ordem dos milhões de polígonos no modelo do Jack, vamos ver como o meu maquinão se comporta.
4-Texturas para toda a malta. Quero ser eu a preparar todas as texturas de raíz, o que implica referências fotográficas, scans e mais scans e horas de Photoshop. Depois é de volta ao Max para o layout dos UVWs, uma batelada de experimentação e simulação para a gadelha "Elvis" do Jack e os pêlos do urso, e tratar da iluminação final.
5-Render em Mental Ray. Não há reflexos nem caustics nem refracções complicadas na cena, mas a pele do Jack é uma grande superfície que requer sub-surface scattering, e a trunfa, juntamente com o peluche vão puxar bem pela hair simulation do Max. A isto tudo há ainda que juntar a iluminação global, HDRI e area shadows. Estou a contar com pelo menos 4 passes: difuse, specular highlights, shadow pass e ambient occlusion. Basicamente vou pôr a qualidade no máximo, visto ser só um frame, o que mesmo assim vai custar umas valentes horas de processamento.
6-Composição final e pós-produção. Juntam-se todos os passes em Photoshop e afinam-se tudo com o máximo de flexibilidade. Não vou resistir com certeza a adicionar um ou outro pormenor à mão, afinar a cor, e perder mais outras tantas horas nos retoques finais, que é o mais divertido.
Se tudo correr bem mando a ilustração para a revista 3D World, na esperança de ter um lugar na área Exhibition. Se correr mal e ficar uma merda podem sempre gozar à grande “Eeeeeeeeeeeeh tanta coisa técnica com nomes estrangeiros e mais não sei quê e faz-me esta merda? HAHAHAHA! É o que dá porem um careca a querer fazer hair simulations!”
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17 comentários:
Rigs, mesh, modelação poligonal, render em Mental Ray???? Uaaaaaaaaaaaaau! I love it when you talk dirty!!!
Isso é que são férias! Bem, férias é para fazer o que se gosta, o que no meu caso não inclui praia porque sou pálida por opção - estou escura porque oxido ao ar.
Na volta os teus pais sabem qualquer coisa que tu não sabes! Não é por te teres despromovido tão afincadamente que tenho menos consideração por ti. Mesmo porque tenho telhados mais que de vidro.
Força aí nos (whatever) e nos cabelos. A sério, vai ver o Rattatouille. A brincar, podes usar os meus na modelação (o problema é que o meu cabelo não "acorda" dois dias igual)! Não levo muito caro o trabalho de modelo ;-)
"Rigs, mesh, modelação poligonal, render em Mental Ray???? Uaaaaaaaaaaaaau! I love it when you talk dirty!!!"
HAHAHAHA! Lindo! :-) Estamos no séc. XXI, ser geek é sexy!
De facto, o mundo está perdido... ó geek sexy!
Eu sei que modelo não tem opinião (just shut up and be beautiful) e que não se interfere com a inspiração do artista, mas não consideraste substituir o ursinho de peluche por um gatinho bebé? Acho que as possibilidades em olhos grandes e assustados são maiores. E em termos de pêlo também.
Dito isto, está assente que não percebo nenhum de arte, não é?
Na altura considerei várias opções, mas o ursinho de peluche é o ex libris dos brinquedos queridos fofinhos, e vai daí que me pareceu ser o ideal para dar aquele contraste entre o bonequinho inocente e o demonio a sair da caixa.
De qualquer maneira o ursinho fez tanto sucesso que agora não quero mudar.
You're the meister!
Boa ideia, essa, do 3-D, assim talvez possa substituir a cópia um pouco pálida do Jack-in-the-Box que roubei da internet e agora está pendurada no meu escritório :)
Beijos
Cristy
HERESIA!
SACRILÉGIO!
Então vais transformar uma obra de arte manual, com tanta ALMA, num mero rendering executado por uma máquina???
Onde este mundo vai parar...
Prometo que não o torno a fazer se me oferecerem o original (hint, hint, wink, wink)
Cristy
Isso vais ter que negociar com os velhos. Tenta raptar o Sly e pedir o quadro como resgate.
Se o 3d correr bem mando-te uma imagem em alte resolução pra fazeres aí um poster ou o que quiseres.
Vai Bruno, Vai Bruno!!
Estou com a Abobrinha, vai na volta os teus pais sabem qualquer coisa que tu não sabes.
Deixa-te lá de modestia rapaz, tens talento e depois? Não é crime sabias?
Sim, parece que o canalizador era muito talentoso em artes...
Canalizador?? Então vais desentupir os canos a alguém??
E se alguma coisa que me ensinaram é que o prometido é devido ;)
Cristy
Afinal que conversa é essa do canalizador Senhor Krippmeister?
Desenho fantastico.. adoro o pormenor dos dentes, mas eu tenho uma fixaçao por dentes... o urso n me diz muito de facto, acho que tem pouco ar de aterrorizado e muito ar de..... urso estupido.... quanto a canalizaçao e as aboboras... "docinho geek sexy" LOL ah leao!
Eu sempre tive muita saída com vegetais leguminosas :-)
Desconfio que é do meu look "pêssego careca".
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