segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Jack in the Box

Este é o primeiro post de uma série que pretende ser um "making of" modesto da versão 3D do Jack in the Box, uma ilustração que fiz há coisa de 13 anos.

Na altura estava a aperfeiçoar a técnica de lápis de cor como material de pintura, mas nunca achei que conseguisse dar às imagens o impacto que pretendia. Pareceu-me que ficava sempre muito aquém, principalmente pela falta de contraste no registo. Mais tarde passei para a aguarela, tinta da china e acrílicos, mas o Jack ficou sempre num canto como uma boa ideia mal concretizada. Ás tantas lá foi parar à parede da sala porque os meus pais acham que o Bruninho é genial. Mesmo sabendo que o Bruninho só aprendeu a ler na quarta classe e demorou oito anos a tirar um curso de cinco. Vá-se lá perceber esta gente…

Quero manter-me o mais fiel possível à ideia original, tanto a nível da forma como da composição. Até porque o melhor elemento da ilustração é mesmo o ursinho de peluche aterrorizado. Grande parte dos comentários feitos ao desenho referem a piada da expressão do ursinho, portanto é claramente um elemento a manter.

O objectivo deste projecto é ganhar experiência no processo de ilustração 3D, pelo que tecnicamente isto vai requerer os seguintes passos, devidamente acompanhados por posts regulares (espero eu):

1-Character sheet para o Jack e o urso, com as necessárias vistas ortogonais de cada um para referência na modelação.

2-Modelação poligonal em 3D Studio Max com todos os detalhes de baixa frequência que conseguir pôr nos modelos. Apesar do objectivo ser uma ilustração estática e não uma animação, será boa ideia trabalhar com a devida atenção aos adge loops, assim como evitar os chatos dos triângulos na mesh. Visto que não há modelos nem elementos complexos a nível de poses articuladas, não vou construir rigs nem controles de animação (iháááá!).

3-Criação de normal maps em Mudbox. Esta é a fase de modelação do detalhe de alta frequência pelo que espero chegar a qualquer coisa na ordem dos milhões de polígonos no modelo do Jack, vamos ver como o meu maquinão se comporta.

4-Texturas para toda a malta. Quero ser eu a preparar todas as texturas de raíz, o que implica referências fotográficas, scans e mais scans e horas de Photoshop. Depois é de volta ao Max para o layout dos UVWs, uma batelada de experimentação e simulação para a gadelha "Elvis" do Jack e os pêlos do urso, e tratar da iluminação final.

5-Render em Mental Ray. Não há reflexos nem caustics nem refracções complicadas na cena, mas a pele do Jack é uma grande superfície que requer sub-surface scattering, e a trunfa, juntamente com o peluche vão puxar bem pela hair simulation do Max. A isto tudo há ainda que juntar a iluminação global, HDRI e area shadows. Estou a contar com pelo menos 4 passes: difuse, specular highlights, shadow pass e ambient occlusion. Basicamente vou pôr a qualidade no máximo, visto ser só um frame, o que mesmo assim vai custar umas valentes horas de processamento.

6-Composição final e pós-produção. Juntam-se todos os passes em Photoshop e afinam-se tudo com o máximo de flexibilidade. Não vou resistir com certeza a adicionar um ou outro pormenor à mão, afinar a cor, e perder mais outras tantas horas nos retoques finais, que é o mais divertido.

Se tudo correr bem mando a ilustração para a revista 3D World, na esperança de ter um lugar na área Exhibition. Se correr mal e ficar uma merda podem sempre gozar à grande “Eeeeeeeeeeeeh tanta coisa técnica com nomes estrangeiros e mais não sei quê e faz-me esta merda? HAHAHAHA! É o que dá porem um careca a querer fazer hair simulations!”

17 comentários:

Abobrinha disse...

Rigs, mesh, modelação poligonal, render em Mental Ray???? Uaaaaaaaaaaaaau! I love it when you talk dirty!!!

Isso é que são férias! Bem, férias é para fazer o que se gosta, o que no meu caso não inclui praia porque sou pálida por opção - estou escura porque oxido ao ar.

Na volta os teus pais sabem qualquer coisa que tu não sabes! Não é por te teres despromovido tão afincadamente que tenho menos consideração por ti. Mesmo porque tenho telhados mais que de vidro.

Força aí nos (whatever) e nos cabelos. A sério, vai ver o Rattatouille. A brincar, podes usar os meus na modelação (o problema é que o meu cabelo não "acorda" dois dias igual)! Não levo muito caro o trabalho de modelo ;-)

Krippmeister disse...

"Rigs, mesh, modelação poligonal, render em Mental Ray???? Uaaaaaaaaaaaaau! I love it when you talk dirty!!!"

HAHAHAHA! Lindo! :-) Estamos no séc. XXI, ser geek é sexy!

Abobrinha disse...

De facto, o mundo está perdido... ó geek sexy!

Abobrinha disse...

Eu sei que modelo não tem opinião (just shut up and be beautiful) e que não se interfere com a inspiração do artista, mas não consideraste substituir o ursinho de peluche por um gatinho bebé? Acho que as possibilidades em olhos grandes e assustados são maiores. E em termos de pêlo também.

Dito isto, está assente que não percebo nenhum de arte, não é?

Krippmeister disse...

Na altura considerei várias opções, mas o ursinho de peluche é o ex libris dos brinquedos queridos fofinhos, e vai daí que me pareceu ser o ideal para dar aquele contraste entre o bonequinho inocente e o demonio a sair da caixa.

De qualquer maneira o ursinho fez tanto sucesso que agora não quero mudar.

Abobrinha disse...

You're the meister!

Anónimo disse...

Boa ideia, essa, do 3-D, assim talvez possa substituir a cópia um pouco pálida do Jack-in-the-Box que roubei da internet e agora está pendurada no meu escritório :)
Beijos
Cristy

Miguel Krippahl disse...

HERESIA!
SACRILÉGIO!
Então vais transformar uma obra de arte manual, com tanta ALMA, num mero rendering executado por uma máquina???

Onde este mundo vai parar...

Anónimo disse...

Prometo que não o torno a fazer se me oferecerem o original (hint, hint, wink, wink)
Cristy

Krippmeister disse...

Isso vais ter que negociar com os velhos. Tenta raptar o Sly e pedir o quadro como resgate.

Se o 3d correr bem mando-te uma imagem em alte resolução pra fazeres aí um poster ou o que quiseres.

Joaninha disse...

Vai Bruno, Vai Bruno!!

Estou com a Abobrinha, vai na volta os teus pais sabem qualquer coisa que tu não sabes.

Deixa-te lá de modestia rapaz, tens talento e depois? Não é crime sabias?

Krippmeister disse...

Sim, parece que o canalizador era muito talentoso em artes...

Abobrinha disse...

Canalizador?? Então vais desentupir os canos a alguém??

Anónimo disse...

E se alguma coisa que me ensinaram é que o prometido é devido ;)
Cristy

Joaninha disse...

Afinal que conversa é essa do canalizador Senhor Krippmeister?

Allanah disse...

Desenho fantastico.. adoro o pormenor dos dentes, mas eu tenho uma fixaçao por dentes... o urso n me diz muito de facto, acho que tem pouco ar de aterrorizado e muito ar de..... urso estupido.... quanto a canalizaçao e as aboboras... "docinho geek sexy" LOL ah leao!

Krippmeister disse...

Eu sempre tive muita saída com vegetais leguminosas :-)
Desconfio que é do meu look "pêssego careca".